5.1. Teórico

O programa teórico será desenvolvido na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa, e é constituído por 3 (três) módulos diferentes: um primeiro módulo (Módulo I) para a Introdução aos LASERs; um segundo módulo (Módulo II) para o LASER cirúrgico de CO2; e um terceiro módulo (Módulo III) para o LASER terapêutico Classe IV.

MÓDULO I: INTRODUÇÃO AOS LASERs

1. A história dos LASERs na medicina e na cirurgia

2. A física do LASER

3. As interações entre o LASER e os tecidos corporais


MÓDULO II: O LASER CIRÚRGICO

1. Características do LASER cirúrgico de CO2

2. A segurança na utilização do LASER cirúrgico de CO2

3. Vantagens e Desvantagens do uso do LASER cirúrgico de CO2

4. Aplicações do LASER cirúrgico de CO2 - Casos Clínicos 

 

MÓDULO III: O LASER TERAPÊUTICO

1. Caraterísticas do LASER terapêutico Classe IV

2. A segurança na utilização do LASER terapêutico Classe IV

3. Vantagens e Desvantagens do uso do LASER terapêutico Classe IV

4. Aplicações do LASER terapêutico Classe IV - Casos Clínicos 

Prático

O programa prático é desenvolvido na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa, ou em caso que não estejam reunidas as condições para tal, num Centro Atendimento Médico Veterinário - CAMV, que facilite as suas instalações para a formação dos alunos, permitindo o acesso e o contacto a ambas as técnicas de LASERs em causa: o LASER cirúrgico de CO2, e o LASER terapêutico Classe IV.

Como previamente referido, o total de alunos inscritos (N=20) na Unidade Curricular proposta, serão distribuídos por 4 grupos, cada um dos quais constituído por 5 elementos.

As práticas serão divididas em dois blocos, considerando a exposição do aluno às técnicas de LASER cirúrgico de CO2, e  LASER terapêutico Classe IV, com as quais terão a oportunidade de trabalhar directamente.

No que respeita á prática do LASER cirúrgico de CO2, a mesma está montada considerando a realização de vários exercícios que permitem o treino do controlo do tremor de mão, da destreza no trabalho, e na selecção das constatantes de energia LASER a utilizar em condições específicas.

A realização dos exercícios com a utilização do LASER cirúrgico de CO2 é desenvolvida em tomates, que ajudam a simular os efeitos no LASER de CO2 nos tecidos corporais, preparando o aluno para a prática cirúrgica com o uso do feixe de LASER cirúrgico de CO2. 

Os exercícios a realizar consideram 3 linhas diferentes de desenvolvimento da destreza manual do aluno utilizando uma ponteira multifocus com um feixe de 0.4mm, e um acesso direto a uma cirurgia em tempo real realizada com LASER cirúrgico de CO2.

Quanto á prática do o LASER terapêutico Classe IV, a mesma está programada,  através da demonstração ao aluno de como se utiliza ou navega na interface da máquina, precorrendo os diferentes algoritmos existentes na mesma e que se destinam aos diferentes tipos de Patologia a tratar. O aluno, terá assim a possibilidade de perceber que existem diferentes fatores ou variáveis, que têm de ser consideradas aquando da criação do protocolo terapêutico que deverá de ser selecionado para debitar a quantidade de energia LASER ao doente que promova uma resposta eficaz tecidular.