O Estudante deverá de adquirir conhecimentos sobre o que é um LASER e as características da radiação eletromagnética, permitindo-lhe entender como é que as essas propriedades físicas lhe permitem interagir com os principais cromóforos presentes nos tecidos corporais do doente, através da denominada interação foto-térmica, que considera os fenómenos de fotopirólise, fotovaporólise e bioestimulação, compreendendo como varia a interação do LASER num contexto cirúrgico e terapêutico, e consequentemente os resultados obtidos.
No contexto cirúrgico aprofunda-se em particular as características do sistema de LASER cirúrgico de CO2 e quais os conceitos básicos necessários dominar, por forma a garantir o desenvolvimento correto da técnica. Identificar quais as principais vantagens, desvantagens e normas de segurança necessárias á utilização deste tipo de dispositivo no doente e pelo cirurgião, serão o foco do conhecimento do sistema de LASER cirúrgico de CO2.
Em relação ao LASER terapêutico Classe IV em particular, o aluno explorará o seu modo de funcionamento nos tecidos, indicações e contra-indicações quanto á sua aplicação no doente.
O desenvolvimento da habilidade para abordar e esclarecer os Cuidadores dos doentes, quanto ao uso das técnicas de LASERs cirúrgico de CO2 e de LASER terapêutico Classe IV, na implementação dos protocolos cirúrgicos e médicos ao doente, será outro dos objetivos na formação final do aluno.
No final da unidade curricular, o aluno deverá ter adquirido competências que lhe permitam de forma autonoma e adaptativa criar protocolos cirúrgicos e terapêuticos, para a utilização dos sistemas de LASERs cirúrgico de CO2 e terapêutico Classe IV, estimulando assim uma aprendizagem e adaptabilidade que não se finaliza na Unidade Curricular em si própria.