Disciplina Curricular
Nutrição Nut
Mestrado Integrado em Medicina Veterinária - 2_Plano Bolonha 2013/14
Contextos
Grupo: 2_Plano Bolonha 2013/14 > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
4.5 (para cálculo da média)
Objectivos
Valorizar as principais categorias de nutrientes, a sua digestibilidade e utilização metabólica: água, prótidos, lípidos, minerais, vitaminas e as inter-relações, antagonismos e complementaridades existentes entre eles; conhecer os mecanismos de regulação da ingestão voluntária e do metabolismo. Dominar as noções elementares relativas à nutrição prática dos principais animais domésticos, nas diversas fases (manutenção, gestação, lactação, crescimento e postura); Relacionar a diversidade dos alimentos no equilíbrio dos seus componentes e nas possibilidades de valorização pelos animais (alimentos concentrados/não concentrados; básicos/supl proteicos) e conhecer os princípios gerais de apreciação qualitativa de cada classe de alimentos; Identificar os principais componentes do valor alimentar de cada classe de alimentos: composição geral, digestibilidade e ingestibilidade; Aplicar os princípios gerais de análise dos alimentos e saber interpretar os resultados analíticos.
Programa
Introdução: Importância da nutrição animal no contexto da agricultura moderna. Conceitos básicos de nutrição animal. Métodos correntes de análise de alimentos e de nutrientes. Revisão da anatomia e da fisiologia do tracto gastrointestinal dos animais domésticos. Nutrientes e metabolismo: água, energia, proteína e ácidos aminados, glúcidos, lípidos, vitaminas e minerais. Avaliação do valor nutritivo dos alimentos e das necessidades nutricionais dos animais. Digestibilidade dos alimentos. Avaliação energética e proteica. Necessidades nutricionais. Ingestão voluntária de alimentos. Padrões alimentares. Processamentos dos alimentos. Noções de estratégias alimentares. Técnica de amostragem para análise de alimentos. Determinação da energia bruta dos alimentos em bomba adiabática. Análise centesimal dos alimentos. Avaliação de forragens pelo método de Van Soest. Determinação da digestibilidade “in vitro” pelo método de Tilley and Terry. Atividade fibrolítica do fluido ruminal.
Métodos de ensino e avaliação
A lecionação da componente teórica recorre à exposição oral, apoiada em apresentações informatizadas. O principal objetivo destas apresentações é proporcionar ao estudante uma aprendizagem focada nos aspetos nucleares, estimuladora da curiosidade científica. A interação e a discussão de aspetos mais complexos são encorajadas como formas de aprofundamento dos conhecimentos. O ensino prático é constituído por aulas de laboratório onde os estudantes executam as técnicas mais comuns de análise de alimentos, como a determinação da energia em bomba calorimétrica, a análise centesimal e a pesquiza de actividade enzimática do trato gastro-intestinal ou de metabolitos circulantes (Glucose e AGL) e numa visita a uma fábrica de alimentos compostos para animais. A avaliação final é realizada através de exame escrito em que serão avaliadas as matérias lecionadas nas aulas teóricas e práticas, o qual inclui perguntas de escolha múltipla, verdadeiro e falso e preenchimento de espaços em frases.