Disciplina Curricular
Epidemiologia Epid
Mestrado Integrado em Medicina Veterinária - 2_Plano Bolonha 2013/14
Contextos
Grupo: 2_Plano Bolonha 2013/14 > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Treinar os estudantes nos princípios e nas técnicas mais utilizadas na investigação epidemiológica como os métodos descritivos e analíticos, e os modelos epidemiológicos matemáticos, de forma a compreenderem a sua relevância na prevenção, controlo, erradicação e vigilância das doenças, e na promoção do bem-estar animal, da eficiência da produtividade e na qualidade dos produtos. Os estudantes adquirem as seguintes competências nesta unidade curricular: (1) saber aceder a sistemas informatizados de bases de dados de saúde animal e segurança alimentar; (2) conhecer e saber aplicar os princípios básicos de Epidemiologia Descritiva e Analítica; (3) saber proceder à recolha e à interpretação de dados epidemiológicos relacionados com estratégias de acompanhamento e de vigilância epidemiológica para a prevenção, o controlo e a erradicação de doenças; (4) saber avaliar e prevenir os riscos relacionados com a entrada de espécies animais no território nacional.
Programa
Conceitos gerais. One Health. Fatores determinantes de doença. Transmissão e perpetuação das infeções nas populações animais. História natural da doença. Dinâmica do decurso clínico das doenças. Descrição da ocorrência de doença no Espaço e no Tempo. Curva epidémica. Indicadores de quantidade de doença nas populações animais. Sistemas de Informação de Saúde Animal. Estudos epidemiológicos observacionais e medidas de associação. Métodos de amostragem. Desenho de questionários. Avaliação de testes serológicos. Conceitos de prevenção, controlo e erradicação. Vigilância epidemiológica. Modelos epidemiológicos matemáticos. Sistemas de Informação Geográficos. Emergências sanitárias. Investigação de focos de doença. Introdução à Análise de Risco.
Métodos de ensino e avaliação
As aulas teóricas recorrem a exposições orais, apoiadas em estudos de caso preparados com dados gerados em projetos de investigação da equipa docente. Propõem ao estudante uma linha de orientação de ensino-aprendizagem, focada nos aspetos nucleares e ancorada em cenários reais. A interação e a discussão de aspetos complexos, como por exemplo as redes de vigilância epidemiológica de zoonoses, são integradas no programa para consolidar e aprofundar conhecimentos, e para estimular o raciocínio relacional. As aulas práticas são totalmente feitas com base em metodologias de Computer Assisted Learning recorrendo a programas informáticos de domínio público e a aplicações desenvolvidas pela equipa docente. Os estudantes aprendem fazendo, trabalhando em parelhas, refletindo e propondo soluções para resolver ou para mitigar os problemas propostos. A avaliação é feita num exame final escrito, constituído por uma combinação de perguntas de escolha múltipla e um tema de desenvolvimento.