Disciplina Curricular
Higiene e Segurança Alimentar HSAli
Mestrado Integrado em Medicina Veterinária - 2_Plano Bolonha 2013/14
Contextos
Grupo: 2_Plano Bolonha 2013/14 > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
4.5 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se que o estudante adquira noções básicas de higiene da produção, tendo em vista colaborar no cumprimento das regras do bem-estar animal; por outro lado, e numa perspectiva de integração, com início na produção e até ao consumidor final, pretende-se habilitar os estudantes a colaborar na elaboração de sistemas pró-ativos de qualidade alimentar, por forma a garantir a saúde pública.
Programa
Elementos de higiene animal. Design higiénico das instalações e equipamento. Métodos e técnicas de higiene veterinária. Controlo de pragas. Higiene pessoal. Biofilmes na indústria. Tratamento e eliminação de resíduos. Gestão ambiental. Controlo integrado da poluição. Biossegurança animal e qualidade e segurança dos alimentos. Higiene e segurança no trabalho. Segurança alimentar. Análise, avaliação, gestão e comunicação de risco. Metodologias de gestão de risco. Sistemas reativos e pró-ativos de qualidade alimentar. Regras de amostragem, técnicas de colheita e regras de envio de amostras para o laboratório. Metodologias preliminares à implementação de sistemas de segurança alimentar. Códigos de Boas Práticas. Rastreabilidade. Sistemas integrados de segurança da qualidade. Sistema HACCP. Planos de autocontrolo. Identificação de perigos. Integração de sistemas de gestão da qualidade. Plano para aprovação e controlo de estabelecimentos – PACE. O sistema SAFE. Rotulagem e consumidor.
Métodos de ensino e avaliação
A lecionação teórica da Higiene e Segurança Alimentar recorre à exposição oral, com apresentações informatizadas e projeção de filmes. Pretende-se uma linha de orientação de ensino-aprendizagem, focada nos aspetos nucleares, estimuladora da curiosidade científica e nas suas aplicações práticas. A interação e a discussão são encorajadas para aprofundamento dos conhecimentos. A componente prática é realizada em laboratórios adequados. Após uma breve introdução, os estudantes são divididos em grupos de 6 elementos e realizam as atividades sob orientação docente. Procura-se que executem todas as técnicas, e adquiram noções de boas práticas laboratoriais. A avaliação da componente teórica é realizada através de exame escrito com questões de resposta rápida (80%) e de desenvolvimento (20%). A componente prática é avaliada de forma contínua, ao longo das aulas práticas, através de miniteste. Classificação final : CF = 0,7 T + 0,3 P.