Disciplina Curricular

Inspeção Sanitária II ISan-II

Mestrado Integrado em Medicina Veterinária - 2_Plano Bolonha 2013/14

Contextos

Grupo: 2_Plano Bolonha 2013/14 > 2º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

4.5 (para cálculo da média)

Objectivos

A unidade curricular tem por objetivo realizar formação teórica (educação) e prática (treino) no domínio da inspeção veterinária de aves e lagomorfos abatidos para consumo, ovos, leites, peixes, moluscos e crustáceos, coxas de rã e caracóis. Os procedimentos de “Inspeção Sanitária” constituem um das componentes do sistema de gestão de riscos que permite garantir a segurança sanitária dos géneros alimentícios obtidos de animais e usados como bem transacionável à escala global. No caso da Inspeção Sanitária II, o âmbito é reduzido a aves e lagomorfos abatidos para consumo, aos ovos, leites, produtos e pesca e moluscos, dos respetivos subprodutos e produtos técnicos e das metodologias de inspeção veterinária oficial; à Higiene dos estabelecimentos e das operações (locais, material e pessoal). Busca-se o desenvolvimento de competências cognitivas, de capacidade de análise crítica e de tomada de decisões pelos estudantes, na esfera da segurança sanitária de produtos de origem animal.

Programa

• Avaliação do estado de saúde das aves e coelhos destinados ao abate para consumo; • Indicadores de bem-estar das aves e dos lagomorfos abatidos para consumo; documentos de transporte; • Ovos e leites: obtenção, salubridade, métodos de Inspeção e marcas sanitárias; • Procedimentos de diagnóstico das doenças das aves, dos lagomorfos, dos peixes, dos moluscos, dos crustáceos, dos caracóis, das rãs, incluindo as de notificação obrigatória nacional e internacional; • Artes de Pesca e procedimentos de higiene a bordo das embarcações e nos locais de descarga de produtos da pesca. • Produção e recolha leite nas explorações leiteiras e critérios sanitários de aprovação. • Procedimentos de classificação, separação e encaminhamento dos subprodutos obtidos de aves, lagomorfos, ovos, produtos da pesca e leites; • Elementos processuais necessários à realização de auditorias, verificações e ações de seguimento para salvaguarda da segurança dos produtos de origem animal.

Métodos de ensino e avaliação

As aulas teóricas são exposições orais, apoiada em apresentações informatizadas, fomentando a discussão dos enquadramentos legais nas respetivas bases técnico-científicas. Todas as componentes teóricas são apoiadas em textos editados pelos docentes. A lecionação da componente prática da unidade curricular é efetuada nos locais onde a atividade de Inspeção Sanitária oficial é exercida (3 Matadouros, 2 portos de pesca), exemplificando os procedimentos sistematizados dos exames utilizando os materiais reprovados (turnos de 10 estudantes). São exercícios de resolução de problemas reais. Estimula-se o espírito analítico, evocando as fundamentações científicas conjugadas com enquadramentos legais. A avaliação da parte teórica (50%) é realizada num exame escrito no final do 2º semestre e a componente de treino (50%) é avaliada em função da participação de cada estudante em cada aula prática.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2 Semestre

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 Semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre