Disciplina Curricular
Tecnologia dos Produtos Animais TPAni
Mestrado Integrado em Medicina Veterinária - 2_Plano Bolonha 2013/14
Contextos
Grupo: 2_Plano Bolonha 2013/14 > 2º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
4.5 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos sobre os processos tecnológicos de transformação dos produtos de origem animal, de modo a identificarem problemas relacionados com o processamento dos alimentos, adquirindo as competências necessárias para a sua correcção e para a implementação de medidas preventivas que contribuem para a garantia da qualidade e segurança dos alimentos. Pretende-se a sua preparação para futuras saídas profissionais nas áreas de Saúde Pública e de Tecnologia Alimentar.
Programa
Introdução ao estudo da carne e produtos cárneos. Consumo de carne na UE e no mundo. Animais de talho. Apresentação do equipamento de abate e de aproveitamento de subprodutos de matadouro. Maturação da carne. Qualidade organoléptica e tecnológica da carne. Classificação de carcaças. Desmancha de carcaças, classificação das peças de talho. Refrigeração e congelação de carcaças e de carnes. Tecnologia de transformação de carnes. Subprodutos. Introdução ao estudo da carne de aves e de ovos. Introdução ao estudo do leite e lacticínios. Perspectivas de consumo de leite e lacticínios na UE e no mundo. Normas sanitárias de produção e colocação no mercado de leite e de lacticínios. Tratamento e distribuição. Fabrico de manteiga, leites fermentados e gelados de leite. Produção de leite condensado, evaporado e desidratado. Princípios gerais de fabrico de queijo. Subprodutos. Introdução ao estudo do pescado. Tecnologias de transformação do pescado. Introdução ao estudo do mel e da cera.
Métodos de ensino e avaliação
A lecionação teórica por exposição oral é apoiada em apresentações e projeções de filmes, estimulando a curiosidade científica do estudante. A discussão multifatorial é encorajada para aprofundamento de conhecimentos. A componente prática é realizada em oficina tecnológica de alimentos e laboratórios. Os estudantes divididos em grupos de 4-5 elementos executam atividades tecnológicas sob orientação de um docente, o qual faz demonstração com alusão aos últimos dados de investigação. Os trabalhos apoiados na pesquisa de artigos científicos potenciam a partilha de conhecimentos intra e inter grupos e desenvolvem as competências de recolha e análise crítica da informação. A avaliação teórica será realizada por exame escrito com questões verdadeiro/falso e 40% de perguntas de desenvolvimento. A avaliação prática é contínua formativa com realização de relatório de grupo e mini-testes. A classificação final será obtida através da fórmula: CF = 0,7T + 0,3P.