Disciplina Curricular
Tecnologia Geral TGer
Mestrado Integrado em Medicina Veterinária - 2_Plano Bolonha 2013/14
Contextos
Grupo: 2_Plano Bolonha 2013/14 > 2º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
4.5 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se que o estudante adquira conhecimentos de microbiologia alimentar e dos fatores que condicionam a atividade dos agentes responsáveis pela alteração dos alimentos, bem como das operações e processos unitários utilizados na produção dos diferentes alimentos de origem animal. Os estudantes adquirem competências para avaliarem a qualidade microbiológica dos alimentos e a garantia da segurança dos produtos alimentares, numa perspetiva de saúde pública.
Programa
Fundamentos da tecnologia alimentar. Factores que condicionam a actividade microbiana. Aditivos. Microbiologia dos alimentos. Análise microbiológica de alimentos: métodos clássicos e rápidos. Águas de abastecimento e águas residuais. Operações e processos unitários nas indústrias de alimentos. Tratamento dos alimentos pelo calor. Modalidades de tratamento térmico com valor letal. Conservas esterilizadas pelo calor. Tabelas de esterilização. Defeitos e alterações das conservas apertizadas. Remoção do calor. Estudo introdutório das máquinas frigoríficas. Instalações e equipamentos frigoríficos estacionários e de transporte, de refrigeração e congelação de alimentos. Técnicas frigoríficas especiais. Conservação dos alimentos pelo frio. Regras gerais de refrigeração e congelação. Peritagem de alimentos refrigerados e congelados. Decomposição dos alimentos armazenados no frio. Processos de descongelação. Alimentos minimamente processados. Metodologias pró-ativas na Segurança Alimentar.
Métodos de ensino e avaliação
A lecionação teórica por exposição oral é apoiada em apresentações e projeções de filmes, estimulando a curiosidade científica do estudante. A discussão multifatorial é encorajada para aprofundamento de conhecimentos. A componente prática é realizada laboratórios e em oficina tecnológica de alimentos. Os estudantes divididos em grupos de 4-5 elementos executam atividades laboratoriais sob orientação de um docente, o qual faz demonstração com alusão aos últimos dados de investigação. Os trabalhos apoiados na pesquisa de artigos científicos potenciam a partilha de conhecimentos intra e inter grupos e desenvolvem as competências de recolha e análise crítica da informação. A avaliação teórica será realizada por exame escrito com questões verdadeiro/falso e 40% de perguntas de desenvolvimento. A avaliação prática é contínua formativa com realização de relatório de grupo e minitestes. A classificação final será obtida através da fórmula: CF = 0,7T + 0,3P.