Métodos de Ensino e Avaliações
As aulas teóricas recorrem a exposições orais, apoiadas em estudos de caso preparados com dados gerados em projetos de investigação da equipa docente. Propõem ao estudante uma linha de aprendizagem focada nos aspetos nucleares da etiopatogenia, epidemiologia, diagnóstico e prevenção das doenças infecciosas, ancorada em cenários reais. A interação e a discussão de aspetos complexos, como por exemplo o desenho de calendários de vacinação, são integradas no programa para consolidar e aprofundar conhecimentos, e para estimular o raciocínio relacional. Há 4 tipos de aulas práticas: laboratoriais; hospitalares; extra-muros e estudos-de-caso. Os estudantes aprendem fazendo, trabalhando em grupos de 5-6, refletindo e propondo soluções para resolver os problemas propostos. A avaliação teórica é feita num exame final escrito, constituído por uma combinação de perguntas de escolha múltipla e de resposta condicionada (70% da nota final) e por um exame final prático oral (30% da nota final).