Disciplina Curricular

Microbiologia II Micr-II

Mestrado Integrado em Medicina Veterinária - 2_Plano Bolonha 2013/14

Contextos

Grupo: 2_Plano Bolonha 2013/14 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os estudantes deverão compreender aspetos da biologia e patogenia dos diferentes tipos de vírus, de forma a poder estabelecer as adequadas estratégias de controlo. Valorizar a importância da virologia na etiologia de diferentes processos mórbidos. Desenvolver competências de manuseamento de instrumentos laboratoriais e substratos ou amostras contendo vírus e de aplicação de técnicas laboratoriais de diagnóstico de infeções virais, e de propagação, isolamento e identificação de vírus. Os estudantes deverão ainda ser capazes de planear e executar exames virológicos, ter bases para analisar artigos científicos e realizar relatórios técnicos.

Programa

TEÓRICO: Aspetos morfológicos e estruturais dos vírus. Taxonomia viral: principais vírus de interesse médico e veterinário. Ciclo biológico da infecção e multiplicação viral. Genética e estratégias de replicação do genoma viral. Patogénese, Mecanismos e tipos de infecção viral. Efeito citopático, Transformação celular e oncogénese. Determinantes da virulência. Defesa antiviral do hospedeiro. Intervenção médica e terapêutica antiviral. Retrovírus, Influenza e herpesvírus: importância, características e patogénese. Bacteriófagos: importância e principais características. Agentes infeciosos não convencionais: “Priões”. PRÁTICO: Bacteriófagos (propagação e titulação). Sistemas para isolamento e propagação viral; cultura de células: primárias, linhas celulares, técnicas de propagação de células in vitro. Efeito citopático viral; placas de lise; titulação de um vírus lítico. Propagação em ovos de galinha embrionados: inoculação no saco alantoico. Titulação de um vírus por hemaglutinação.

Métodos de ensino e avaliação

O ensino-aprendizagem da componente teórica recorre à exposição oral, apoiada em apresentações informatizadas, estimuladora da curiosidade científica e baseada nas aplicações práticas das temáticas versadas. A componente prática é realizada em laboratório, onde, após uma introdução das metodologias pelos docentes, os estudantes, divididos em grupos de 4-5, executam técnicas (hands on), sob a orientação dos docentes, adquirindo e consolidando noções de boas práticas laboratoriais. A avaliação da componente teórica é realizada através de um exame escrito com questões de resposta rápida, escolha múltipla, verdadeiro e falso e espaços para completar. A componente prática é avaliada em sistema de avaliação contínua ao longo das aulas práticas, com um questionário individual no final de cada módulo de ensino prático, um relatório de grupo e um exame final prático oral, incluindo uma prova prática sorteada de entre temas previamente conhecidos e realizados nas aulas.

Disciplinas Execução

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