Disciplina Curricular
Comportamento e Bem Estar Animal CBEAni
Mestrado Integrado em Medicina Veterinária - 2_Plano Bolonha 2013/14
Contextos
Grupo: 2_Plano Bolonha 2013/14 > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Caracterizar os tipos de comportamentos estudados nas várias espécies animais Observar os animais, em boas condições ou em meios ambientes alterados, de forma a destrinçar os comportamentos verificados Diferenciar um comportamento normal de um anormal Estabelecer a diferença entre os comportamentos normais observados nas várias espécies animais, determinando o que é fisiológico ou patológico Seleccionar sinais de alterações do comportamento que possam indicar a existência de patologia Reconhecer a presença de desconforto e, sobretudo, ter percepção da existência de dor Caracterizar as regras de bem estar, para cada espécie animal, através da referência às suas necessidades básicas Saber os métodos de contenção utilizados nas várias espécies Usar correctamente estes métodos, sabendo quando e quais utilizar, tendo em conta o bem estar do animal Definir as condições gerais de transporte das várias espécies animais Analisar os objectivos do treino das várias espécies animais
Programa
Teórico: Fisiologia do comportamento. Organização do comportamento animal. Comportamento social. Comportamento alimentar. Stress e bem estar. Comportamento sexual. Comportamentos clínicos. Comportamentos anormais. Bem estar geral e específico. Comportamento e bem estar de bovinos. Comportamento e bem estar de equinos. Comportamento e bem estar de ovinos. Comportamento e bem estar de caprinos. Comportamento e bem estar de suínos. Comportamento e bem estar de aves. Comportamento e bem estar de felinos. Comportamento e bem estar de canídeos. Prático: Estudos de caso de bem estar animal. Observação de animais. Maneio de animais. Transporte de animais. Treino de animais. Contenção de animais. Enriquecimento ambiental.
Métodos de ensino e avaliação
A lecionação da componente teórica do Comportamento e Bem Estar Animal recorre à exposição oral, apoiada em apresentações informatizadas, incluindo exibição de fotografias e projeção de filmes. O principal objetivo destas apresentações é propor ao estudante uma linha de orientação de ensino-aprendizagem, focada nos aspetos nucleares, estimuladora da curiosidade científica e nas suas aplicações práticas. A componente prática dos conteúdos programáticos será realizada em estábulos e salas de consulta. Os estudantes são divididos em grupos de 15 elementos e assistem, participam e executam atividades (hands on) enunciadas no programa, sob a orientação de um docente, o qual começa por fazer uma introdução e breve demonstração da técnica. A avaliação da componente teórica e da prática será realizada através de um exame escrito com perguntas de desenvolvimento em que os estudantes resolvem problemas enunciados.