Disciplina Curricular
Zootecnia Geral ZGer
Mestrado Integrado em Medicina Veterinária - 2_Plano Bolonha 2013/14
Contextos
Grupo: 2_Plano Bolonha 2013/14 > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A disciplina de Zootecnia Geral propõe-se fazer a primeira abordagem às características gerais das principais espécies animais consideradas no curso de Medicina Veterinária, desde as espécies pecuárias aos animais de companhia e de laboratório. Neste âmbito, pretende-se que os alunos conheçam as principais características da morfologia externa destes animais, os seus modos de identificação e alojamento, as populações presentes em Portugal e os seus ciclos biológicos ou de produção, de modo a que possam entender a relevância das condições em que os animais são criados para os estados de saúde e de doença e para a eficiência e rendibilidade dos seus sistemas de produção.
Programa
Estudo nos equinos, bovinos, ovinos, caprinos, suínos, aves, peixes, cães, gatos e espécies exóticas de companhia das seguintes matérias (quando aplicável): 1) Nomenclatura das regiões do exterior (morfologia externa). 2) Tipos (pêlo, lã, penas, escamas) e classificação (tipos de pelagens, particularidades das pelagens) das estruturas anatómicas de cobertura da pele. 3) Métodos de estimativa da idade: evolução dentária, desenvolvimento ósseo, aspeto exterior geral. 4) Métodos, sistemas e legislação de identificação animal. 5) Raças portuguesas e raças exóticas mais representadas em Portugal: solares, áreas de dispersão, efetivos, características morfológicas e aptidões produtivas. 6) Principais sistemas de produção – ciclos biológicos/produtivos/reprodutivos, aspetos gerais das instalações para animais.
Métodos de ensino e avaliação
A lecionação da componente teórica da Zootecnia Geral recorre à exposição oral, apoiada em apresentações informatizadas, incluindo exibição de fotografias e projeção de filmes. O principal objetivo destas apresentações é propor ao estudante uma linha de orientação de ensino-aprendizagem, focada nos aspetos nucleares, estimuladora da curiosidade científica e nas suas aplicações práticas. As aulas teórico-práticas baseiam-se na exposição e discussão casos exemplos concretos. O ensino prático inclui o contacto com os animais e suas regiões exteriores e visitas de estudo visando apresentar os efetivos animais nas explorações pecuárias. A avaliação final do estudante é realizada através de exame escrito em que serão avaliadas as matérias lecionadas nas aulas teóricas, teórico-práticas e práticas, o qual inclui perguntas de resposta rápida.