Disciplina Curricular
Histologia I His-I
Mestrado Integrado em Medicina Veterinária - 2_Plano Bolonha 2013/14
Contextos
Grupo: 2_Plano Bolonha 2013/14 > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
4.5 (para cálculo da média)
Objectivos
Após ter frequentado as aulas teóricas e práticas o aluno deverá ser capaz de: descrever os métodos de estudo das células e tecidos, descrever a estrutura microscópica dos tecidos constituintes do corpo animais domésticos, usar corretamente o microscópio ótico, diagnosticar preparações histológicas dos tecidos do corpo dos animais domésticos, explicar a relação entre a estrutura microscópica e os aspectos macroscópicos, identificar a ultra estrutura das células e tecidos, correlacionar os aspetos observados ao microscópio ótico com os do microscópio eletrónico e explicar o seu significado funcional.
Programa
Introdução à Histologia. Métodos de estudo em Histologia. Epitélios de revestimento: classificação, morfologia e funções. Diferenciações das células epiteliais. Epitélio glandular: glândulas exócrinas e endócrinas – classificação, estrutura e função. Tecido conjuntivo: estrutura histológica e histofisiologia. Matriz extracelular: composição e funções. Tipos de tecido conjuntivo. Tecido adiposo: histofisiologia do tecido adiposo branco e castanho. Cartilagem: tipos, estrutura e função. Tecido ósseo e ossificação: morfologia e função. Histologia das articulações. Sangue: plasma e células sanguíneas: morfologia e funções. Tecido muscular: tipos, morfologia e funções. Tecido nervoso: morfologia e funções. Sistema imunitário e órgãos linfóides: constituição, morfologia e funções.
Métodos de ensino e avaliação
A lecionação da componente teórica recorre à exposição oral, apoiada em apresentações informatizadas, e utilizando o quadro de parede para explicações adicionais. O principal objetivo destas apresentações é propor ao estudante uma linha de orientação de ensino-aprendizagem, focada nos aspetos nucleares, estimuladora da curiosidade científica e nas suas aplicações práticas. A interação e a discussão de aspetos mais complexos/multifatoriais são encorajadas como formas de consolidação e de aprofundamento dos conhecimentos. A componente prática dos conteúdos programáticos será realizada no laboratório através da observação, ao MO de preparações histológicas representativas das matérias leccionadas nas aulas teóricas. A avaliação da componente teórica (T) será realizada através de um exame escrito com questões de respostas múltiplas. A avaliação prática (P) consta da observação de preparações histológicas e respectivo interrogatório oral. Classificação final = 0,6 T + 0,4 P.