Disciplina Curricular
Propedêutica Médica I PMedi-I
Mestrado Integrado em Medicina Veterinária - 2_Plano Bolonha 2013/14
Contextos
Grupo: 2_Plano Bolonha 2013/14 > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
4.5 (para cálculo da média)
Objectivos
No fim do semestre, o estudante deve ser capaz de: usar correctamente terminologia médica para descrever sinais e síndromes; executar um exame físico sistemático e global em bovinos, equídeos e canídeos; reconhecer o estado hígido; seleccionar, a partir dos sinais colhidos no exame físico e na anamnese, aqueles que são indicadores de doença; avaliar criticamente sinais clínicos e propor estratégias de diagnóstico adequadas; selecionar os exames complementares de diagnóstico racionalmente mais adequados para a confirmação do diagnóstico; e, em conjunto com os sinais físicos colhidos, decidir um diagnóstico provável; decidir de modo coerente e global sobre o prognóstico de afecções médicas.
Programa
Teórico: Semiologia Geral; Comunicação efectiva, Metodologia da exploração clínica; diagnóstico, prognóstico e indicações clínicas; Aparelho Respiratório; Aparelho Cardiovascular; Aparelho músculo-esquelético; Exame Dermatológico; Exame Neurológico; Exame Oftalmológico. Prático: (Exame Físico) Métodos gerais de exploração semiótica; Anamnese e Exame do Estado Geral; Exame Físico Especial dos Aparelhos Digestivo, Respiratório, Cardiovascular e Urinário; Exame Dermatológico; Exame Neurológico; Exame Oftalmológico.
Métodos de ensino e avaliação
A leccionação teórica da UC recorre à exposição oral, apresentações, fotografias, filmes e gravações áudio. O objectivo destas apresentações é propor ao estudante uma linha de orientação de ensino-aprendizagem. Nas aulas práticas, os estudantes aprendem fazendo, executando os métodos de exploração física, aperfeiçoando as suas competências de modo pró-ativo. Estas são realizadas em estábulo ou salas de consultas adequadamente equipados. Os estudantes, em grupos de 30, executam (hands on) as técnicas principais sob orientação dos docentes e assistem à demonstração de técnicas complementares. A avaliação teórica é feita através de um exame escrito com questões de resposta rápida. A componente prática é avaliada numa prova prática sorteada de entre um conjunto de provas previamente conhecido. A classificação final é a média aritmética das notas do exame teórico e prático.