Disciplina Curricular
Parasitologia I Par-I
Mestrado Integrado em Medicina Veterinária - 2_Plano Bolonha 2013/14
Contextos
Grupo: 2_Plano Bolonha 2013/14 > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Através do estudo teórico e prático da matéria de Aracnoentomologia e de Protozoologia, o aluno deverá ser capaz de reconhecer e identificar os parasitas mais comuns em animais domésticos, silvestres, aquáticos e Homem e desenvolver competências para a execução de técnicas laboratoriais de diagnóstico parasitológico e interpretação de resultados. O estudante deverá adquirir uma perspetiva global e dinâmica de conceitos envolvidos no fenómeno do parasitismo com vista à preparação gradual para a UC de Patologia e Clínica das Doenças Parasitárias e sensibilização para a importância da Parasitologia em outras subáreas científicas da Sanidade Animal e áreas científicas da Clínica, Produção Animal, Segurança Alimentar, Inspeção Sanitária e Saúde Pública Veterinária.
Programa
O fenómeno do parasitismo e aspetos relacionados com o parasita; o hospedeiro e as relações parasita-hospedeiro; tipos de associações biológicas: modalidades de parasitismo, adaptação parasitária, localização dos parasitas, vias de entrada, de disseminação e de saída dos parasitas. Períodos Parasitológicos e Clínicos. Efeitos dos parasitas no hospedeiro e reações consequentes. Estudo específico de ciclos biológicos e aspetos epidemiológicos de parasitas dos animais domésticos e silvestres, aquáticos e Homem, pertencentes aos Filos Arthropoda, Pentastomida e Protozoa bem como aprendizagem de métodos de colheita, conservação, preparação de amostras e identificação de formas parasitárias em amostras de sangue, fezes, lã e pele. Observação e identificação de estruturas morfológicas visando a identificação de aracnídeos, insetos, pentastomídeos e protozoários parasitas com importância em Medicina Veterinária.
Métodos de ensino e avaliação
O ensino teórico recorre à exposição oral, apoiada em apresentações que incluem a exibição de fotografias e filmes. O seu principal objetivo é propor ao estudante uma linha de aprendizagem focada nos aspetos nucleares e das suas aplicações práticas. A componente prática é realizada em laboratório onde os estudantes são divididos em turmas de 30 e realizam análises sob a orientação de um docente, que faz uma introdução metodológica. A realização do trabalho prático laboratorial potencia as vantagens de partilha de conhecimentos intra e inter grupos e promove o desenvolvimento das competências. São incluídas na lecionação alusão à investigação nas temáticas da UC, em particular das realizadas na FMV em atividades e projetos. A avaliação teórica é feita num exame final escrito com questões de resposta rápida. A prática em sistema de avaliação contínua e num exame final oral.