Disciplina Curricular
Diagnóstico por Imagem DIma
Mestrado Integrado em Medicina Veterinária - 2_Plano Bolonha 2013/14
Contextos
Grupo: 2_Plano Bolonha 2013/14 > 2º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
3.5 (para cálculo da média)
Objectivos
Gerais: - Dar competências ao estudante no reconhecimento dos principais sinais radiográficos, ecográficos e de endoscopia das principais etiologias - Desenvolver no estudante a capacidade de raciocínio rápido acerca do diagnóstico diferencial a considerar, consoante os sinais observados. Específicos: - Apreender os diferentes sinais dos diversos meios de imagem relacionados com as etiologias estudadas; - Criar no estudante a capacidade, perante o quadro clínico, de decidir qual ou quais os meios de imagem necessários para chegar ao diagnóstico. - Expor aos estudantes, nas aulas práticas, as técnicas, posicionamentos e aplicação prática dos conceitos teóricos apreendidos nas aulas teóricas sobre a interpretação radiográfica. Pretende-se com a componente prática que o estudante crie automatismos no reconhecimento da anatomia radiológica e consiga de forma rápida, estabelecer um diagnóstico diferencial.
Programa
A. Ensino Teórico Tórax (cão e gato). Principal patologia. Alterações pulmão, mediastino, espaço pleural, parede costal e diafragma. Abdómen. Principal patologia. Alterações estômago, intestino, rins, bexiga, ureteres, supre-renais, próstata, útero, fígado e baço Esqueleto apendicular (cão e gato). Alterações do esqueleto imaturo. Tumores ósseos, osteomielite. Displasia da anca. Doença de calvé-legg-perthes. Cicatrização de fraturas. Esqueleto apendicular (cavalo). Principal patologia. Falange distal. Casco. Osso navicular. Falange média e proximal. Articulação metacarpo/metatarso falângica (articulação do boleto). Metacarpo e metatarso. Carpo. Tarso Esqueleto axial (cão e gato) Coluna vertebral. Principais patologias Cabeça . Principais patologias B. Ensino prático Aulas práticas de interpretação radiográfica, tomografia e ecografia.
Métodos de ensino e avaliação
A lecionação da componente teórica da disciplina de Diagnóstico por Imagem recorre à exposição oral, apoiada em apresentações informatizadas, incluindo exibição de fotografias. O principal objetivo destas apresentações é propor ao estudante uma linha de orientação de ensino-aprendizagem, focada nos aspetos nucleares, estimuladora da curiosidade científica e nas suas aplicações práticas. As aulas teórico-práticas baseiam-se na exposição, discussão e resolução de casos práticos (case-based learning). Os estudantes são divididos em grupos de 5 elementos e participam nas análises dos exames radiográficos, sob a orientação de um docente. Nesta componente prática procura-se que os estudantes reconheçam os principais sinais radiográficos e a lista de diagnósticos diferenciais. A avaliação da componente teórica e prática será realizada através de um exame escrito.