Disciplina Curricular
Semiologia Cirúrgica e Técnica Operatória SCTOpe
Mestrado Integrado em Medicina Veterinária - 2_Plano Bolonha 2013/14
Contextos
Grupo: 2_Plano Bolonha 2013/14 > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
4.5 (para cálculo da média)
Objectivos
Providenciar aos estudantes os conhecimentos fundamentais da cirurgia (objetivos e princípios básicos). Demonstrar e executar as principais suturas e pensos. Capacitar os alunos para a prática das técnicas cirúrgicas básicas. Conhecer e compreender os princípios básicos de cirurgia necessários para a execução das intervenções mais frequentes a realizar nos animais; saber como atuar em casos de emergências cirúrgicas; conhecer os princípios da fluidoterapia, da medicina transfusional e da osteossíntese; saber fazer um diagnóstico; saber executar as técnicas de diérese, hemostase, síntese e aplicação de pensos inerentes ao exercício da cirurgia geral; saber fazer o diagnóstico, caracterização, tratamento e prognóstico do síndroma do choque.
Programa
Os conteúdos programáticos foram delineados em função dos objetivos a atingir, das competências a adquirir e do desenvolvimento progressivo de um raciocínio baseado no conhecimento científico atual e treinado para enquadrar, analisar e resolver problemas dos diversos cenários das Ciências Veterinárias. Programa da Unidade Curricular: Teórico: Noções gerais de cirurgia. Assepsia e preparação da equipa cirúrgica. Suturas e Pensos. Manipulação delicada dos tecidos. Hemostase. Medicina transfusional. Fluidoterapia. Inflamação cirúrgica e cicatrização. Princípios de osteossíntese. O síndroma do choque. Introdução à microcirurgia oftálmica. O doente cirúrgico. Prático: Assepsia e preparação da equipa cirúrgica. Material cirúrgico (geral e especial). Fios de sutura. Execução das principais suturas. Execução de suturas oculares. Contenção e pensos em pequenos animais. Intervenções cirúrgicas em cadáveres de cães e gatos, nomeadamente orquiectomia e ovario-histerectomia.
Métodos de ensino e avaliação
A lecionação da componente teórica da Semiologia cirúrgica recorre à exposição oral, apoiada em apresentações informatizadas e utilizando o quadro de parede para explicações adicionais. A componente prática dos conteúdos programáticos será realizada em blocos cirúrgicos equipados adequadamente para o ensino-aprendizagem das temáticas desta UC. Os estudantes são divididos em grupos de 35 elementos e assistem, participam e executam cirurgias e outras atividades enunciadas no programa, sob a orientação de um docente, o qual começa por fazer uma breve demonstração da técnica. Nesta componente prática procura-se que os estudantes façam (hands on) as técnicas principais. A avaliação das componentes teórica e prática será realizada através de um exame escrito com questões de resposta rápida (resposta curta, respostas múltiplas, verdadeiro e falso) e 10% de perguntas de desenvolvimento.