Disciplina Curricular
Medicina I Medi-I
Mestrado Integrado em Medicina Veterinária - 2_Plano Bolonha 2013/14
Contextos
Grupo: 2_Plano Bolonha 2013/14 > 2º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
4.5 (para cálculo da média)
Objectivos
Abordar casos clínicos nas áreas da hematologia, urologia e cardiologia de forma sistemática e global, nas diferentes espécies animais (equídeos, ruminantes, suínos, canídeos e felídeos). Compreender a evolução dos processos patológicos, incluindo a sua etiologia, fisiopatologia, lesões e sinais clínicos; interpretar correctamente dados ambientais, a anamnese, análises clínicas e laboratoriais, tendo em vista o diagnóstico, prognóstico e decisão terapêutica. Aplicar a técnica de “problem-based learning” ao estudo de casos clínicos reais envolvendo hematologia, urologia e cardiologia.
Programa
Teórico: Doenças hematológicas: anemia, policitémia, leucopénia, coagulopatias, sepsis e fundamentos de Medicina Transfusional. Patologia do aparelho urinário: infecção do tracto urinário, patologia do tracto urinário distal felino, urolitíase, insuficiência renal aguda, insuficiência renal crónica e glomerulopatias. Patologia do aparelho cardiovascular nas diferentes espécies animais: cardiopatias congénitas, cardiomiopatias e endocardiose. Prático: A aprendizagem do raciocínio dedutivo médico estabelece-se utilizando “problem-based learning” em cada caso-problema de Hematologia, Aparelho Cardiovascular e Aparelho Urinário.
Métodos de ensino e avaliação
A lecionação teórica da Medicina I recorre à exposição oral, apresentações informatizadas, fotografias e filmes. Estas servem de linha de orientação de ensino-aprendizagem, estimuladora da curiosidade científica e suas aplicações práticas. A interacção e a discussão de aspectos mais complexos/multifactoriais são sempre encorajadas. As aulas práticas baseiam-se na exposição, discussão e resolução de casos práticos (case-based learning). Os estudantes aprendem fazendo, refletindo e tomando decisões sobre listas de problemas e de soluções propostas, aperfeiçoando as suas competências de modo pró-activo. A avaliação da componente teórica será realizada através de um exame final escrito com questões de resposta curta, escolha múltipla e verdadeiro e falso (70% da classificação final). No mesmo teste, dois casos clínicos são apresentados para resolução pela abordagem baseada em problemas (30% da classificação final).