Disciplina Curricular

Farmacologia e Terapêutica II FTer-II

Mestrado Integrado em Medicina Veterinária - 2_Plano Bolonha 2013/14

Contextos

Grupo: 2_Plano Bolonha 2013/14 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O principal objetivo é preparar os estudantes para a aquisição e utilização dos conhecimentos básicos e específicos dos fármacos organotrópico, ou das funções, tendo em vista a terapêutica dos animais. Os estudantes deverão adquirir conhecimentos sólidos, da farmacocinética e farmacodinamia, dos medicamentos organotrópicos, de forma a conhecerem e compreenderem as potencialidades e limitações terapêuticas, sabendo reconhecer a preponderância do seu alcance sintomatológico em terapêutica. O perfil formativo do estudante permitir-lhe-á escolher, interpretar, discutir, avaliar e utilizar as melhores estratégias em farmacoterapia das funções, por forma a aplicar as regras e calcular os condicionalismos na prescrição e utilização dos fármacos, face à sua atividade e valorização quanto aos riscos e quanto a potenciais acidentes de utilização.

Programa

Fármacos com ação preponderante sobre o SNC. Estimulantes com acção no tronco cerebral e a medula espinal. Depressores medulares, psicofármacos; sedativos, hipnóticos e tranquilizantes; antipsicóticos; antidepressores; analgésicos de ação central; analgésicos-antipiréticos; anestésicos gerais e locais; anti-epiléticos. Fármacos do sistema nervoso vegetativo com ação mimética e lítica sobre os sistemas colinérgico, adrenérgico e dopaminérgico. Fármacos de transmissão neuromuscular; Autacóides. Fármacos do aparelho cardiovascular e do sangue. Fármacos dos aparelhos urinário, respiratório, genital, digestivo - animais monogástricos e poligástricos. Fármacos de ação tópica; Anti-inflamatórios (corticosteroides e não esteroides). Quimioterapia antitumoral e imunofarmacologia (citostáticos e imunomodificadores). Técnicas e métodos de prescrição individual e/ou de grupo. Preparações medicamentosas e prática de farmácia galénica. Terapêutica farmacológica em Medicina Veterinária.

Métodos de ensino e avaliação

A lecionação da componente teórica recorre à exposição oral, apoiada em meios audiovisuais. Estas servem como linha de orientação de ensino-aprendizagem, focada nos aspectos nucleares, estimuladora da curiosidade científica e nas suas aplicações práticas. A interacção e a discussão de aspectos mais complexos/multifactoriais são sempre encorajadas. As aulas práticas baseiam-se na exposição, discussão e resolução, com elaboração de prescrição, de casos práticos de farmacoterapia. Os estudantes aprendem fazendo, reflectindo, tomando decisões e aperfeiçoando as suas competências de modo pró-activo. A avaliação da componente teórica e prática é realizada em exame final com teste escrito com questões de escolha múltipla e resposta curta e com resolução de casos de instituição de terapêutica e elaboração da adequada prescrição. A classificação final é a média das notas do exame teórico e prático.

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2 Semestre

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 Semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre