Disciplina Curricular
Parasitologia II Par-II
Mestrado Integrado em Medicina Veterinária - 2_Plano Bolonha 2013/14
Contextos
Grupo: 2_Plano Bolonha 2013/14 > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
4.5 (para cálculo da média)
Objectivos
Conhecer os parasitas e os mecanismos das interações entre estes e outros agentes, os hospedeiros e o ambiente. Adquirir os conceitos de Helmintologia e helminte e da sua importância em Parasitologia Veterinária. Conhecer os Trematoda, Cestoda, Nematoda e Acantocephala com maior relevância em Medicina Veterinária e Saúde Pública. Desenvolver competências na identificação de Helmintes, nas técnicas laboratoriais de diagnóstico helmintológico e sua interpretação. Preparar o estudante para outras Subáreas da Sanidade Animal (e.g. Patologia e Clínica das Doenças Parasitárias), Clínica, Segurança Alimentar e Saúde Pública.
Programa
Introdução à Helmintologia e conceito de Helminte. Estudo na especialidade de parasitas pertencentes a famílias dos Filo Plathelminthes - Classes Trematoda e Cestoda - Filo Nemathelminthes - Classe Nematoda - e Filo Acantocephala. Aprendizagem da sua morfologia, hospedeiros, biologia, patogenia, epidemiologia e fisiopatologia. Referência às espécies com maior importância e prevalência em Portugal e Europa. Os conceitos teóricos são integrados com os métodos de colheita, conservação e identificação de formas parasitárias de helmintes a partir de amostras de fezes, sangue, urina e ambiente. São destacados os métodos laboratoriais de Coprologia e coproculturas para isolamento e identificação de ovos e larvas de helmintes e a observação e identificação de estruturas morfológicas de adultos e formas larvares de helmintes das classes Trematoda, Cestoda, Nematoda e filo Acantocephala com maior importância em Parasitologia Veterinária e Saúde Pública.
Métodos de ensino e avaliação
O ensino teórico recorre à exposição oral, apoiada em apresentações que incluem a exibição de fotografias e filmes. O seu principal objetivo é propor ao estudante uma linha de aprendizagem focada nos aspetos nucleares e das suas aplicações práticas. A componente prática é realizada em laboratório onde os estudantes são divididos em turmas de 30 e realizam análises sob a orientação de um docente, que faz uma prévia introdução metodológica. Procura-se que os estudantes executem as técnicas principais e assistam à execução/demonstração das técnicas complementares, para adquirirem e consolidarem boas práticas laboratoriais. O trabalho prático laboratorial potencia as vantagens de partilha de conhecimentos intra e inter grupos e promove o desenvolvimento das competências. A avaliação teórica é feita num exame final escrito com questões de resposta rápida. A prática em sistema de avaliação contínua e num exame final oral.