Disciplina Curricular
Atividades Hospitalares IV AHos-IV
Mestrado Integrado em Medicina Veterinária - 2_Plano Bolonha 2013/14
Contextos
Grupo: 2_Plano Bolonha 2013/14 > 2º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
1.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Proporcionar ao aluno a exposição a casos clínicos concretos, de animias de companhia e equinos quer em regime de consulta, quer em regime de internamento ou cuidados intensivos. Colaboração activa na recolha da história pregressa, contenção de animais, administração medicamentosa e vigilância de internados. Familiariação com os principais meios de diagnóstico complementar e sua integração no processo de diagnóstico. Organização de material e pesquisa de informação para apresentação e discussão de casos e temas clínicos.
Programa
Acompanhamento das actividades clínicas no Hospital de Equinos Acompanhamento das actividades de animais de companhia no Hospital Escolar incluindo consultas e internamentos. Aplicação dos conhecimentos obtidos na recolha duma história pregressa detalhada, realização dum exame clínico sistemático, reconhecimento de alterações clínicas, registo na ficha do paciente e definição duma lista de diagnósticos diferenciais, sob supervisão clínica. Seleção dos exames complementares de diagnóstico adequados a cada caso e interpretação dos resultados. Após obtenção dum diagnóstico em conjunto com o clínico, sugestão do tratamento médico ou cirúrgico mais adequado de acordo com a situação clínica. Apresentação e discussão dos casos clínicos acompanhados e de um tema clínico sugerido pelo docente sob orientação tutorial.
Métodos de ensino e avaliação
Ensino prático clínico com pacientes em situações reais. A componente prática dos conteúdos programáticos será realizada no Hospital de Equinos e no Hospital de Pequenos Animais em salas de consulta, blocos cirúrgicos e salas de imagiologia. Os estudantes são divididos em grupos de 3-5 elementos nas aulas de Equinos e 2 nos Animais de Companhia. Assistem e participam na recolha da história pregressa, realização do exame físico, colheita de amostras biológicas, meios de diagnóstico complementar, elaboração de listas de diagnósticos diferenciais e planos terapêuticos sob orientação dum clínico. A realização, apresentação e discussão colectiva dum trabalho prático potencia a partilha de conhecimentos intra e inter grupos e promove o desenvolvimento das competências de recolha e análise crítica de informação. O estudante é avaliado em função da presença e participação nas práticas e apresentação oral de tema clínico.