Disciplina Curricular
Patologia e Clínica das Doenças Infeciosas II PCDInf-II
Mestrado Integrado em Medicina Veterinária - 2_Plano Bolonha 2013/14
Contextos
Grupo: 2_Plano Bolonha 2013/14 > 2º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
4.5 (para cálculo da média)
Objectivos
Os estudantes adquirem as seguintes competências: (1) saber suspeitar, com base no diagnóstico clínico, no exame post mortem e em indicadores produtivos, das doenças infecciosas mais frequentes em Portugal que afetam bovinos, ovinos e caprinos, equinos, suínos, aves e coelhos; (2) saber aplicar as regras de colheita, preparação e expedição de material para exames complementares de diagnóstico deste conjunto de doenças; (3) saber realizar os exames laboratoriais de diagnóstico deste conjunto de doenças, e interpretar os resultados; (4) saber prevenir estas doenças infecciosas, nomeadamente através do desenho de calendários de vacinação; (5) saber tratar este conjunto de doenças infecciosas; (6) conhecer os procedimentos de notificação destas doenças infecciosas que sejam de declaração obrigatória em Portugal e a legislação de natureza sanitária em vigor em Portugal e na União Europeia; (7) atuar em situações de crise sanitária.
Programa
BOVINOS: Mastites; Rinotraqueíte Infeciosa Bovina/Doença das Mucosas (IBR/MD); Diarreia Viral Bovina (BVD); Leucose Enzoótica Bovina; Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB). OVINOS E CAPRINOS: Paratuberculose; Tremor epizoótico dos ovinos e caprinos (Scrapie); Border Disease; Clamidiose; Doença da Língua Azul; Doença de Schmallenberg; Maedi-Visna; Artrite-Encefalite Caprina (CAE); Peeira. EQUINOS: Anemia Infeciosa; Rinopneumonites virais; Gurma. SUÍNOS: Gripe Suína; Doença de Aujeszky; Síndrome reprodutiva e respiratória dos suínos (PRRS); Circovirose; Pneumonia Enzoótica; Rinite Atrófica; Ileíte; Mal Rubro; Parvovirose. AVES: Gripe Aviária; Micoplasmose; Metapneumovírus aviário (aMPV); Bronquite Infeciosa; Laringo-Traqueíte; Doença de Newcastle; Doença de Gumboro; Doença de Marek. COELHOS: Mixomatose; Doença Viral Hemorrágica.
Métodos de ensino e avaliação
As aulas teóricas recorrem a exposições orais, apoiadas em estudos de caso preparados com dados gerados em projetos de investigação da equipa docente. Propõem ao estudante uma linha de aprendizagem focada nos aspetos nucleares da etiopatogenia, epidemiologia, diagnóstico e prevenção das doenças infecciosas, ancorada em cenários reais. A interação e a discussão de aspetos complexos, como por exemplo o custo-eficácia da terapêutica, são integradas no programa para consolidar e aprofundar conhecimentos, e para estimular o raciocínio relacional. Há 4 tipos de aulas práticas: laboratoriais; hospitalares; extra-muros e estudos-de-caso. Os estudantes aprendem fazendo, trabalhando em grupos de 5-6, refletindo e propondo soluções para resolver os problemas propostos. A avaliação teórica é feita num exame final escrito, constituído por uma combinação de perguntas de escolha múltipla e de resposta condicionada (70% da nota final) e por um exame final prático oral (30% da nota final).