Disciplina Curricular
Medicina II Med-II
Mestrado Integrado em Medicina Veterinária - 2_Plano Bolonha 2013/14
Contextos
Grupo: 2_Plano Bolonha 2013/14 > 2º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
4.5 (para cálculo da média)
Objectivos
Abordar casos clínicos nas áreas da gastrenterologia, endocrinologia e medicina respiratória de forma sistemática e global, nas diferentes espécies animais (equídeos, ruminantes, suínos, canídeos e felídeos). Compreender a evolução dos processos patológicos, incluindo a sua etiologia, fisiopatologia, lesões e sinais clínicos; interpretar correctamente dados ambientais, a anamnese, análises clínicas e laboratoriais, tendo em vista o diagnóstico, prognóstico e decisão terapêutica. Aplicar a técnica de “problem-based learning” ao estudo de casos clínicos reais envolvendo gastrenterologia, endocrinologia e medicina respiratória.
Programa
Teórico: Patologia digestiva: cavidade oral e esófago, gastrites, reservatórios gástricos dos ruminantes, enterite aguda e crónica, colite aguda e crónica, hepatopatias, shunts porto-sistémicos e fístulas arteriovenosas, pancreatite aguda e crónica. Patologia do sistema endócrino (Diabetes mellitus, Diabetes insipida, hipo e hipertiroidismo, hipo e hiperadrenocorticismo). Patologia respiratória (infecção respiratória, doença respiratória obstrutiva crónica, asma felina). Prático: A aprendizagem do raciocínio dedutivo médico estabelece-se em cada caso-problema através dos objectivos específicos enumerados, comuns às diferentes Unidades Didácticas Práticas: gastrenterologia, endocrinologia e pneumologia.
Métodos de ensino e avaliação
A lecionação da Medicina II recorre à exposição oral, apresentações, fotografias e filmes. Estas servem como linha de orientação de ensino-aprendizagem, estimuladora da curiosidade científica e nas suas aplicações práticas. A interacção e a discussão de aspectos mais complexos/multifactoriais são sempre encorajadas. As aulas práticas baseiam-se na exposição, discussão e resolução de casos práticos (case-based learning). Os estudantes aprendem fazendo, reflectindo e tomando decisões sobre listas de problemas e de soluções propostas, aperfeiçoando as suas competências de modo pró-activo. A avaliação da componente teórica faz-se através de um exame final escrito com questões de resposta curta, escolha múltipla e verdadeiro e falso (70% da classificação final). No mesmo teste, dois casos clínicos são apresentados para resolução pela abordagem baseada em problemas (30% da classificação final).