Disciplina Curricular
Propedêutica Médica II PMedi-II
Mestrado Integrado em Medicina Veterinária - 2_Plano Bolonha 2013/14
Contextos
Grupo: 2_Plano Bolonha 2013/14 > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
4.5 (para cálculo da média)
Objectivos
No fim do semestre, o estudante deve ser capaz de: usar correctamente terminologia médica para descrever e analisar sinais biológicos e síndromes, a partir dos sinais colhidos no exame físico e na anamnese, na perspectiva dos exames complementares de diagnóstico racionalmente mais adequados para a orientação do plano de diagnóstico para um dado órgão, aparelho ou sistema; adquirir as atitudes e gestos técnicos necessários à semiologia laboratorial, executar correctamente testes laboratoriais simples; avaliar e interpretar os resultados dos testes em conjunto com os sinais físicos e anamnésticos colhidos.
Programa
Teórico: Patologia clínica do sangue e dos órgãos hematopoiéticos; Hepatologia: avaliação laboratorial hepática e principais hepatopatias; Pâncreas exócrino: avaliação laboratorial, pancreatite aguda, pancreatite crónica e Insuficiência Pancreática Exócrina, Semiologia do aparelho digestivo; Semiologia do aparelho urinário. Prático: Práticas laboratoriais - Hemograma; Testes de Hemostase; Análise de líquidos de derrame; Análise de Urina. Casos-problema - Sangue e órgãos hematopoiéticos, Hepatologia, Pâncreas exócrino, Aparelho urinário.
Métodos de ensino e avaliação
A lecionação teórica da UC recorre à exposição oral, apresentações, fotografias e filmes. O objectivo destas apresentações é propor ao estudante uma linha de orientação de ensino-aprendizagem. Nas aulas práticas, os estudantes, em grupos de 30, aprendem fazendo, executando os métodos de semiologia laboratorial (hands on), aperfeiçoando as suas competências de modo pró-ativo, em laboratório ou anfiteatro equipados adequadamente, sob a orientação de um ou mais docentes, que demonstram as técnicas complementares. Para além das técnicas de patologia clínica, apresentam-se casos-problema de diferentes situações clínicas, os quais são discutidos com os estudantes. A avaliação teórica é feita por exame escrito com questões de resposta rápida. O exame prático é sorteado dentre um conjunto de provas previamente conhecido. A classificação final é a média aritmética das notas do exame teórico e prático.