Disciplina Curricular

Fisiologia II Fisi-II

Mestrado Integrado em Medicina Veterinária - 2_Plano Bolonha 2013/14

Contextos

Grupo: 2_Plano Bolonha 2013/14 > 1º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

4.5 (para cálculo da média)

Objectivos

Objetivos Gerais: A unidade curricular tem como objetivos primordiais a aprendizagem e conhecimento de diferentes conceitos e mecanismos fisiológicos de manutenção da homeostasia em animais domésticos. Pretende-se proporcionar o desenvolvimento das aptidões e competências do estudante necessárias para compreender, explicar e interpretar os fenómenos fisiológicos que servem de fundamento às Ciências Veterinárias. Objetivos Específicos: • Explicar os mecanismos fisiológicos de manutenção da homeostasia nos sistemas reprodutivos, cardiovascular e renal. • Interpretar de um modo integrado a relação entre os vários sistemas fisiológicos estudados. • Ser capaz de avaliar as adaptações evolutivas sob o ponto de vista fisiológico das diferentes espécies animais. • Contribuir para o desenvolvimento das aptidões e competências necessárias para reconhecer o estado hígido nos animais, nas espécies pecuárias e de companhia.

Programa

Fisiologia do sistema reprodutivo– Controlo do desenvolvimento embrionários das gónadas e gâmetas. Mecanismos neuroendócrinos de regulação do ciclo éstrico. Controlo da ovulação e formação do corpo lúteo e correlações clínicas. Fisiologia reprodutiva do macho. Ciclos reprodutivos e mecanismos de fertilização. Puberdade. Gestação e parto. Reprodução sazonal e não sazonal. A glândula mamária e a fisiologia da lactação. Fisiologia do sistema urinário – Filtração glomerular. Reabsorção de solutos. Equilíbrio hídrico. Sistema de controlo da homeostasia ácido-base. Correlações clínicas. Temperatura corporal e mecanismos de termorregulação. Fisiologia do sistema cardiovascular - Estrutura e função do sistema cardiovascular. Actividade eléctrica do coração e compreensão do electrocardiograma. Circulação sistémica e pulmonar. Dinâmica das trocas de oxigénio e dióxido de carbono nos capilares. Controlo do fluxo sanguíneo. Controlo hormonal e neural da pressão e do volume sanguíneos.

Métodos de ensino e avaliação

A lecionação da componente teórica recorre à exposição oral, apoiada em apresentações informatizadas e filmes, no quadro de parede. O principal objetivo é estimular a aprendizagem da Fisiologia, a curiosidade científica e suas aplicações práticas. A discussão de vários aspetos e dúvidas é encorajada para a consolidação das capacidades e conhecimento. A componente prática será realizada em laboratório, estábulos e sala de informática equipados adequadamente. Os estudantes são divididos em grupos de 12 a 15 e executam protocolos laboratoriais e práticos (“hands on”), sob a orientação de um docente, o qual introduz os conceitos teóricos a demonstrar e a metodologia a utilizar. A avaliação do conhecimento será feita através de 3 mini-testes (MT) durante o semestre e um exame final (E) com perguntas de escolha múltipla. A classificação final será obtida através da fórmula: CF = 0,7 E + 0,3 (MT/3).

Disciplinas Execução

2024/2025 - 2 Semestre

2023/2024 - 2 Semestre

2022/2023 - 2 Semestre

2021/2022 - 2 Semestre

2020/2021 - 2 Semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre

2016/2017 - 2 Semestre

2015/2016 - 2 Semestre