Disciplina Curricular
Microbiologia I Mic-I
Mestrado Integrado em Medicina Veterinária - 2_Plano Bolonha 2013/14
Contextos
Grupo: 2_Plano Bolonha 2013/14 > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os estudantes deverão adquirir os conceitos e reconhecer os diferentes tipos de microrganismo, compreender e discriminar aspetos da ecobiologia de bactérias e fungos, avaliar a importância da microbiota indígena e valorizar a importância de bactérias e fungos em processos patológicos e tecnológicos. Os estudantes deverão desenvolver competências de manuseamento de instrumentos laboratoriais e substratos ou amostras contendo bactérias e fungos, ser capazes de planear e executar exames bacteriológicos e micológicos, ter bases para analisar artigos científicos e realizar relatórios técnicos.
Programa
TEÓRICO: Introdução à microbiologia, ultraestrutura da célula procariota, metabolismo, genética e ecologia bacterianas; mecanismos de ação patogénica e defesas inespecíficas face à agressão microbiana; géneros bacterianos mais relevantes em Medicina Veterinária (microbiota normal, principais géneros e espécies com interesse médico, tecnológico e ambiental), ecobiologia dos fungos, fungos relevantes em Medicina Veterinária (principais géneros e espécies com interesse médico, ambiental e tecnológico). PRÁTICO: a) Ubiquidade microbiana - Controlo de microrganismos por processos e agentes físicos e químicos, Observação microscópica. b) Técnicas em Bacteriologia clínica – propagação, isolamento, identificação e teste de sensibilidade a antibióticos. c) Bacteriologia alimentar e ambiental – técnicas de quantificação de bactérias, identificação e quantificação de bactérias específicas. d) Micologia clínica, alimentar e ambiental – propagação de fungos, utilização de chaves de classificação.
Métodos de ensino e avaliação
O ensino-aprendizagem da componente teórica da Microbiologia I recorre à exposição oral, apoiada em apresentações informatizadas, estimuladora da curiosidade científica e baseada nas aplicações práticas das temáticas versadas. A componente prática é realizada em laboratório, onde, após uma introdução das metodologias pelos docentes, os estudantes, divididos em grupos de 4-5, executam técnicas (hands on), sob a orientação dos docentes, adquirindo e consolidando noções de boas práticas laboratoriais. A avaliação da componente teórica é realizada através de um exame escrito com questões de resposta rápida, escolha múltipla, verdadeiro e falso e espaços para completar. A componente prática é avaliada em sistema de avaliação contínua ao longo das aulas práticas, com um questionário individual no final de cada módulo de ensino prático, um relatório de grupo e um exame final prático oral, incluindo uma prova prática sorteada de entre temas previamente conhecidos e realizados nas aulas.