Disciplina Curricular
Saúde Pública Veterinária SPVet
Mestrado Integrado em Medicina Veterinária - 2_Plano Bolonha 2013/14
Contextos
Grupo: 2_Plano Bolonha 2013/14 > 2º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
4.5 (para cálculo da média)
Objectivos
A Saúde Pública Veterinária (SPV) é o conjunto das contribuições para o bem-estar físico, mental e social do Homem conseguidas pela compreensão e aplicação das ciências veterinárias. A disciplina tem os seguintes objectivos - Criar no futuro médico veterinário uma sensibilidade objetiva para as atitudes de proteção e promoção da saúde humana, e da qualidade do ambiente; - desenvolver nos estudantes uma visão de globalidade na avaliação dos problemas de saúde e bem-estar animal, de falhas na cadeia alimentar e de agressão ambiental, que lhe forneça mais-valias na sua abordagem e resolução; - promover atitudes profissionais corretas e condutas éticas, de postura e de comunicação com os agentes económicos; - promover atitudes de prevenção frente a riscos profissionais; - desenvolver as capacidades de observação crítica (inspecção), e de comunicação; - valorizar o carácter multidisciplinar e multiprofissional da SPV e promover no estudante a facilidade do trabalho em grupo.
Programa
Introdução à SPV e aos organismos intervenientes. Interação Homem-animal e perigos para a SP. Enquadramento institucional da SPV e principais fontes de informação. Zoonoses importantes em Portugal: epidemiologia, vigilância e ações de luta. Segurança Sanitária dos alimentos: políticas e estratégias comunitárias e nacionais. Controlos veterinários no comércio comunitário e internacional. Certificação sanitária. Gestão de risco na distribuição e restauração. Sistemas de vigilância da cadeia alimentar. Sistemas de segurança alimentar na distribuição e restauração. Inspeção na restauração coletiva. Inspeção da distribuição e venda de alimentos. Investigação de surtos de toxinfeção alimentar. Papel do Consumidor na segurança da distribuição e restauração. O Médico Veterinário e a proteção do ambiente. O MV em situações de emergência pública. SPV nas áreas biomédicas: medicina comparada, experimentação animal, utilização terapêutica de animais. Temas vários de SPV – a situação nacional.
Métodos de ensino e avaliação
A lecionação teórica da Saúde Pública Veterinária recorre à exposição oral, com apresentações informatizadas. Propõe-se uma orientação de ensino-aprendizagem estimuladora da curiosidade científica e nas suas aplicações práticas. Encoraja-se a interação e a discussão, partilham-se dúvidas e identificam-se convicções erradas, envolvendo os estudantes e aumentando os níveis motivacionais. O conteúdo prático desenvolve-se em mercados e cantinas. Após breve exposição do docente, os estudantes, em grupos de 5, realizam testes microbiológicos rápidos e preenchem questionários de avaliação do ambiente e do pessoal. Procura-se que executem as técnicas e adquiram e consolidem noções de boas práticas. A avaliação teórica é realizada por exame escrito com questões de resposta curta (75%) e pergunta de desenvolvimento (25%). A componente prática é avaliada por um trabalho de grupo de revisão bibliográfica e de interacção com setores ligados à SPV. Classificação final: CF=0,5T+0,5P.