Disciplina Curricular
Patologia e Clínica das Doenças Parasitárias PCDPar
Mestrado Integrado em Medicina Veterinária - 2_Plano Bolonha 2013/14
Contextos
Grupo: 2_Plano Bolonha 2013/14 > 2º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
4.5 (para cálculo da média)
Objectivos
GERAIS: Através do estudo teórico e prático da matéria desta unidade curricular o aluno deverá ser capaz de conhecer a etiopatogenia, epidemiologia, sintomatologia e controlo (terapêutica e profilaxia) dos principais grupos de parasitas dos animais de companhia (cães e gatos), animais exóticos, equinos, pequenos e grandes ruminantes, suínos, aves, coelhos e abelhas e suas implicações em Saúde Animal, Saúde Pública e Produção Animal. Saber fazer o diagnóstico diferencial com outras patologias, obtendo uma visão global e integrada do ato clínico. ESPECÍFICOS: Saber conhecer a etiopatogenia, epidemiologia, patologia, sintomas e lesões e saber fazer o diagnóstico anamnético, epidemiológico, clínico, laboratorial, diferencial assim como o controlo (terapêutica e profilaxia) das principais parasitoses dos animais de companhia (cães e gatos), animais exóticos, equinos, pequenos e grandes ruminantes, suínos, aves, coelhos e abelhas.
Programa
TEÓRICO: Doenças Parasitárias de algumas espécies animais e sua importância em Saúde Pública e Animal. Etiopatogenia; Sintomas e lesões; Diagnóstico; Profilaxia e Tratamento. Doenças Parasitárias dos cães, gatos, equinos, bovinos, ovinos, caprinos, suínos, aves, coelhos, animais exóticos e abelhas. PRÁTICO: Técnicas de diagnóstico de várias parasitoses: Exames: dermatológico (sarnas, piolhos, pulgas, ixodídeos, etc); hematológico (microfilárias, hemoprotozoários, etc); serológico (Leishmania, Neospora, Toxoplasma, Anaplasma, Rickettsia, Babesia, Ehrlichia, etc); secreções (Trichomonas); tecidos (Toxoplasma, Leishmania, Triquinela etc.) e exames coprológicos (qualitativos e quantitativos). Referência e uso de alguns métodos indiretos de diagnóstico: Aglutinação direta, Imunofluorescência direta e indireta, ELISA, hemaglutinação indireta, etc. Necrópsias parasitárias, colheita, conservação e identificação de espécies parasitárias.
Métodos de ensino e avaliação
O ensino teórico recorre à exposição oral, apoiada em apresentações informatizadas, incluindo exibição de fotografias e projeção de filmes. Propõe ao estudante uma linha de orientação de ensino-aprendizagem focada nos aspetos nucleares. A componente prática é realizada no laboratório, estábulos e na sala de dissecção. Os estudantes são divididos em turmas de 30 elementos e fazem análises e outras atividades enunciadas no programa, sob a orientação de um docente, que faz uma demonstração prévia da técnica. Procura-se que os estudantes executem as técnicas principais, assistam à execução/demonstração das técnicas complementares e consolidem boas práticas laboratoriais. A avaliação da componente teórica é feita num exame escrito. A componente prática é avaliada em sistema de avaliação contínua com registo individual de execução e num exame final prático onde os estudantes realizam uma prova prática sorteada e respondem a questões/problemas/casos clínicos.