Disciplina Curricular
Anatomia Patológica II APat-II
Mestrado Integrado em Medicina Veterinária - 2_Plano Bolonha 2013/14
Contextos
Grupo: 2_Plano Bolonha 2013/14 > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A) CAPACIDADES COGNITIVAS: definir os tipos mais importantes de resposta às agressões de cada órgão e/ou sistema; distinguir o que não é normal e o que, não sendo normal, é irrelevante ou surge na sequência das alterações cadavéricas; identificar e descrever as lesões mais comuns e/ou mais importantes dos diferentes aparelhos e sistemas estabelecendo a relação causa-efeito; relacionar os quadros lesionais com o grau de disfunção que implicam. B) CAPACIDADES TÉCNICAS: 1 - Técnica de necrópsia: interpretar a história pregressa; realizar corretamente a necrópsia de várias espécies animais; colher material para exames complementares de diagnóstico; escrever um relatório de necrópsia utilizando linguagem apropriada; 2 - Colheita para diagnóstico citológico: executar punção aspirativa com agulha fina (PAAF) e o respetivo esfregaço; 3 - Biópsia de pele: executar ou descrever a execução de uma biópsia de pele com bisturi e com biótomo.
Programa
PROGRAMA TEÓRICO: Para todos os órgãos e sistemas a patologia é abordada de forma sistemática incluindo perturbações do desenvolvimento; alterações vasculares; degenerescências/necrose; inflamações e neoplasias. Patologia da pele e anexos. Patologia do aparelho respiratório: vias aéreas superiores, pulmão e pleura. Patologia do aparelho urinário: rim e trato urinário. Patologia do aparelho genital masculino. Patologia do aparelho genital feminino. Patologia da glândula mamária. Patologia das glândulas endócrinas. Patologia do aparelho locomotor. Patologia do olho e do ouvido. PROGRAMA PRÁTICO: Técnica de necrópsia em mamíferos e aves. Técnica de colheita de material para exame citológico. Técnica de biópsia da pele. Observação de órgãos preservados com lesões representativas da patologia abordada no estudo teórico.
Métodos de ensino e avaliação
O ensino teórico recorre à exposição oral com apresentações informatizadas, muito ilustradas com fotografias dos próprios docentes ou disponibilizadas por sítios da especialidade. A troca de ideias é encorajada recorrendo a exemplos práticos, por vezes experienciados pelos próprios estudantes. A lecionação prática baseia-se na realização de necrópsias pelos estudantes que delas elaboram relatórios; sessões de colheita para citologia e realização de biópsia de pele no hHospital da FMV; e observação de orgãos preservados com lesões representativas da patologia abordada no estudo teórico. A avaliação prática inclui duas classificações: a nota dos relatórios das necrópsias (60%) e a nota do exame prático (40%), que consiste na realização de necrópsia ou na descrição de lesões em órgãos preservados. O exame teórico é escrito baseado em questões de escolha múltipla e uma pergunta de desenvolvimento. A classificação final é obtida através da fórmula: CF = 0,5 T + 0,5 P.