Disciplina Curricular
Imunologia Imun
Mestrado Integrado em Medicina Veterinária - 2_Plano Bolonha 2013/14
Contextos
Grupo: 2_Plano Bolonha 2013/14 > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
4.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Adquirir conceitos básicos e atuais da Imunologia, que permitirão ao estudante compreender a importância do Sistema Imunológico nas suas variadas vertentes e funções como componente fundamental para o equilíbrio e manutenção do estado hígido humano e animal. Valorizar a importância das alterações a este equilíbrio na etiologia de diferentes processos imunopatológicos. Compreender as estratégias de modulação da resposta imunológica, por exemplo através da vacinação como instrumento fundamental para a sanidade animal. Desenvolver competências de manuseamento de instrumentos laboratoriais e técnicas imunológicas e serológicas aplicadas ao diagnóstico médico-veterinário, compreendendo o seu significado e relevância.
Programa
TEÓRICO: Caracterização do Sistema Imunológico (SI). Imunidade Inata e Adaptativa. Apresentação antigénica. Conceito de “T-Help”, respostas TH1 e TH2. Citocinas e Linfocinas. Imunidade humoral. Estrutura, Classes e Funções das Moléculas de Anticorpo. A Genética do SI. Origem da Diversidade. Imunidade local. Sistema Comum das Mucosas. Imunidade Materna e Perinatal. Transferência de imunidade. Imunidade Celular. Citotoxicidade. Imunidade contra Bactérias, Fungos, Vírus, Parasitas e Tumores. Regulação e Tolerância. Imunopatologia - Doenças do SI. Hipersensibilidade, Imunodeficiência e Autoimunidade. Imunização Ativa. Princípios Gerais de Vacinação. Produção e Utilização de Vacinas. PRÁTICO: Reações serológicas: inibição da hemaglutinação, imunoprecipitação, agar gel, imunodifusão, seroaglutinação. Imunofluorescência e imunocitoquímica. Anticorpos Monoclonais. Immunoblotting. ELISA. Hipersensibilidade T: Tuberculina. Determinação dos grupos sanguíneos do cão e gato, imunocromatografia.
Métodos de ensino e avaliação
O ensino-aprendizagem da componente teórica da Imunologia recorre à exposição oral, apoiada em apresentações informatizadas, estimuladora da curiosidade científica e baseada nas aplicações práticas das temáticas versadas. A componente prática é realizada em laboratório, onde, após uma introdução das metodologias pelos docentes, os estudantes, divididos em grupos de 4-5, executam técnicas (hands on), sob a orientação dos docentes, adquirindo e consolidando noções de boas práticas laboratoriais. A avaliação da componente teórica é realizada através de um exame escrito com questões de resposta rápida, escolha múltipla, verdadeiro e falso e espaços para completar. A componente prática é avaliada em sistema de avaliação contínua ao longo das aulas práticas, com um questionário individual no final de cada módulo de ensino prático, um relatório de grupo e um exame final prático oral, incluindo uma prova prática sorteada de entre temas previamente conhecidos e realizados nas aulas.