Disciplina Curricular
Genética Gen
Mestrado Integrado em Medicina Veterinária - 2_Plano Bolonha 2013/14
Contextos
Grupo: 2_Plano Bolonha 2013/14 > 1º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Explicar os mecanismos que determinam a transmissão e controle da expressão dos caracteres hereditários. Saber os mecanismos de genética molecular da doença. Interpretar as metodologias de diagnóstico e análise em genética molecular. Interpretar o cariótipo normal e patológico das espécies domésticas. Conhecer as bases genéticas da transformação celular nas patologias tumorais. Explicar os conceitos fundamentais da genética das populações aplicáveis à doença. Conhecer as principais Patologias genéticas de raça.
Programa
Teórico: Genética e Doença: Bases genéticas das situações normais e patológicas: 1. Genética molecular 2. Polimorfismo genético 3. Análise de Genomas 4. Análise de ligação génica 5. Análise de Genealogias 6. Citogenética 7. Alterações familiares não provocadas por genes simples 8. Imunogenética 9. Genética de Populações. Prático: 1. Análise de Segregação e de Genealogias 2. Análise de ligação 3. Probabilidades e Testagem de reprodutores 4. Análise genética na exclusão de paternidade e ID de indivíduos 5. Citogenética 6. Genética de Populações 7. Seminários "Genética e Doença". Trabalho individual sobre "Genética e Doença": Trabalho de estudo de uma situação clínica determinada geneticamente. Pesquisa bibliográfica e análise genética do problema. Quando possível, análise dos mecanismos moleculares da doença e da respetiva fisiopatologia. Apresentação sob a forma de exposição oral com discussão.
Métodos de ensino e avaliação
A lecionação teórica da Genética recorre à exposição oral, apoiada em apresentações informatizadas e utilizando o quadro de parede para explicações adicionais e resolução de exercícios. A componente prática dos conteúdos programáticos será realizada em sala de aula ou laboratório, sob a orientação de um docente, o qual começa por fazer uma demonstração da metodologia. No laboratório os estudantes realizam técnicas de citogenética. A avaliação teórica e prática será realizada através de um exame escrito com questões de resposta curta, respostas múltiplas, verdadeiro e falso, texto com espaços para preencher, resolução de problemas e 3 % de perguntas de desenvolvimento. Um trabalho de pesquisa bibliográfica (em grupos de 3 estudantes) será apresentado e discutido num Seminário “Genética e Doença”. A classificação final será obtida através da fórmula: CF = 0,8 Exame + 0,2 Trabalho de grupo.